Marketing na internet
Com um consumidor mais moderno, com novas expectativas, e integrado tanto no mundo real quanto no virtual, as ações estratégicas das empresas para o uso da internet buscam eficiência e resultados quase que imediatos, para não perder de vista o consumidor. Até os locais de compra convencionais estão ameaçados pelos sites de compra via internet. Nos países desenvolvidos, a maioria dos consumidores utiliza a rede mundial para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.
A revolução digital mudou os conceitos de espaço, de tempo, e de massa. Uma empresa já não precisa ocupar muito espaço físico, ela pode ser virtual, estar em qualquer parte e alcançar os seus clientes onde eles estiverem. Essa evolução proporcionou mudanças importantes, como por exemplo, o envio e recebimento de mensagens instantâneas, e músicas e filmes podem ser enviados de forma fácil e rápida pela web. Através das comunicações estabelecidas com auxílio de ferramentas de marketing digital, os profissionais de mercado estão possibilitados a atingir níveis de interação com seus clientes baseados em relações cada vez mais cômodas e convenientes para seus clientes, permitindo um contato amplo, a qualquer hora do dia e onde quer que os clientes estejam.
Com os novos conceitos da comunicação online e do marketing em redes sociais e sites comunitários é mais fácil atingir públicos com interesse potencial em determinados assuntos (informações, produtos e serviços), com economia de tempo, dinheiro e esforço.
Não há mais razão para se investir tanto em formatos publicitários que atingem um grande número de pessoas que não estão interessadas naquilo que é o objeto principal da ação. É nesses ambientes colaborativos que surgiram com a Web 2.0 onde as pessoas se "reúnem" em torno de determinados temas e interesses, que os anunciantes podem atingir as pessoas certas, consumidores potenciais que estão de fato buscando aquilo que eles estão