Resumo Livro Sirio Possenti
Resumo da primeira parte
Letras 2014/01
Discente: Rohnny Jandderson Lima Bezerra
Na Introdução, o autor explica como são divididas e separadas as teses apresentadas e diz também que o conhecimento técnico não é primordial ao professor de língua materna, e sim um “conjunto de atitudes derivadas dos saberes acumulados” (POSSENTI, 1996, p. 11).
Na 1ª tese, O papel da escola é ensinar a língua padrão, é dito que a ideia de que é não se deve ensinar a língua padrão na escola é baseada em um preconceito, pois o dizem devido à suposta dificuldade da realização de tal tarefa. É dito também que o problema do não aprendizado é diretamente relacionado ao não uso da norma padrão por, particularmente, alunos das classes populares.
Na 2ª tese, Damos aula de que a quem?, é dito que para que um projeto de ensino de língua seja bem sucedido é necessário, segundo Possenti (1996, p. 17) “que haja uma concepção clara do que seja uma língua e do que seja uma criança (na verdade, um ser humano, de maneira geral).”. E também é dito que todas as crianças são capazes de aprender uma língua, indiferente de classe ou condições materiais, e que a maior evidência disso é que elas as falam.
Na 3ª tese, Não há línguas fáceis ou difíceis, é dito que não existem línguas primitivas, “Afirmar que há línguas primitivas é um equívoco equivalente a afirmar que a Lua é um planeta, que o Sol gira ao redor da Terra, que as estrelas estão fixas em uma abóbada.” (POSSENTI, 1996, p. 22). As línguas são estruturas igualmente complexas; o que existem são línguas diferentes umas das outras.
Na 4ª tese, Todos os que sabem falar, o autor diz que as coisas que vemos podem, às vezes, não ser a sua verdade primária. Os sentidos nos enganam. Julgamos a língua de outras pessoas, principalmente dialetos de uma mesma língua, em comparação ao nosso, e geralmente o consideramos o diferente como errado. “Ora, se abríssemos os ouvidos, se