Uma análise sobre o ensino de verbos em um livro didatico
O
Londrina 2012 CARLOS ALBERTO NASSER FERREIRA
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE VERBOS EM UM LIVRO DIDATICO
Trabalho acadêmico apresentado ao curso letras vernáculas clássicas para a disciplina de módulo O Profissional de Letras.
Orientadora: Prof Dr .Sheila Lima.
Londrina 2012
RESUMO: Atualmente o ensino de língua portuguesa esta defasado por estar se dando enfoque errôneo e exagerado em regras e preceitos gramaticais,que devem ser seguidos pelo falante da Lingua Materna,este artigo pretende analisar um livro didático observando e analisando a concepção de ensino da língua nele presente. O livro analisado foi escrito por FARACO&MOURA (2003),dando enfoque no capitulo sobre o ensino relacionado aos verbos;correlacionando com as concepções de linguagem apresentadas por GERALDI (1984) e com os tipos de gramáticas diferenciadas por POSSENTI(2000).
Palavras-chave: Gramática;Livros didáticos;Concepções de Linguagem.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Em alguns casos, podemos notar que os motivos da falta de sucesso na atividade docente é a aula angustiante e desgastante do docente de Língua Portuguesa que as vezes não sabe como tornar o seu ensino interessante e significativo,nem fazer da aprendizagem algo que possa produzir conhecimento sobre a língua materna, resultando na ideia de Português ser uma matéria difícil e enfadonha e que não ajuda na formação de alunos leitores e produtores de textos.
Diante disto pode se criar uma incerteza sobre o ensino dentro da sala de aula e de como o professor possa fazer para não cair na tentação de ensinar a gramática puramente normativa. Uns entendem que não se deve ensinar gramática fora de contexto linguístico, outros, tentam introduzir conhecimentos gramaticais, usando o texto e há aqueles que procuram trabalhar a gramática na visão interacionista.
Em nossa fundamentação teórica, dividida em Concepções de Linguagem, Tipos de Gramatica, Ensino de Língua