ARTIGO DE SINTAXE COLOCA A PRONOMINAL
BELFORTE, Oneide Pires
LEAL, Gabriela Vieira da Cruz
XAVIER, Jovenice Maria
RESUMO
Neste trabalho, tivemos como objetivo refletir sobre assunto intimamente ligado a colocação pronominal, mais especificamente gramática e ensino. Assim sendo, objetivamos proceder a uma analise da colocação pronominal, no sentido de depreender seu uso e funcionamento enquanto seu processo e implicações no ensino/aprendizagem, com ênfase nos livro didático como também nos PCNs e nos Parâmetros Curriculares da Secretaria de Pernambuco.
Palavras-chaves: Gramática,ensino e educação 1- INTRODUÇÃO
O presente artigo tem o sentido de depreender seu funcionamento, especialmente ao processo da colocação pronominal. Esta reflexão tem como foco central realizar o levantamento da colocação pronominal, mais propriamente da próclise, mesóclise e ênclise e suas implicações no ensino. Inclui-se, também, investigar modelos de estudos no que refere a colocação pronominal propostos pelo livro didático, pelos os PCNs l e pelo os parâmetros curriculareda secretaria de Pernambuco.
Considerando ser a linguística aplicada a área de atuação na qual a pesquisa encontra-se inserida, é importante ressaltar que, nessa área de estudo, a principal motivação diz respeito ao fator social do problema posto em questão. Assim podemos afirmar que análise da colocação pronominal, na perspectiva dos compêndios gramaticais prescritivo, bem como para a lingüística descritiva, constituem tema do cotidiano escolar, de interesse indispensável, portanto, para a formação dos professores. Analise em que se insere este artigo, corresponde à colocação pronominal, pois, sabemos que a mesma, estuda como a gramática normativa prescreve a forma de uso de pronomes oblíquos átonos em relação ao seu posicionamento com o verbo