artigo A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZADO EM ESCOLA PÚBLICA DE MARABÁ PARÁ
Gisele dos Santos Almeida1
Karina Borges Neta Silva2
Lorani Reis Mendes3
Najara Souza Santos4
RESUMO
O livro didático é amplamente utilizado para dar suporte ao processo de ensino aprendizagem nas escolas. Diante desse cenário, torna-se relevante realizar estudos que avaliem esses materiais. O presente trabalho tem por objetivo analisar a variação linguística no livro didático utilizado no ensino fundamental da escola pública de Marabá, Pará. Os estudos pautados no viés da sociolinguística nos levam a desenvolver um olhar crítico e investigador da relação entre língua e sociedade, diante desse cenário difundiram-se as pesquisas voltadas para a investigação dos aspectos das variações linguísticas nos livros didáticos. Nessa pesquisa foi adotado como corpus de analise o livro Vontade de Saber Inglês, do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados da análise demonstram que, o livro didático apresenta algumas variações linguísticas, elas estão mais presentes nas atividades de leitura, as atividades de áudio, fala e escrita não contemplam nenhuma dessas variações. O resultado do corpus analisado demonstra que o livro apresenta alguns textos que contemplam as variações linguísticas, no entanto não proporciona ao aluno uma reflexão mais profunda do assunto, contribuindo para uma visão de uma língua inglesa homogênea.
Palavras-chave: Livro didático. Variação linguística. Ensino de inglês em escola pública.
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade os livros didáticos (LD) representam à principal, senão a única fonte de trabalho como material impresso na sala de aula, em muitas escolas da rede pública de ensino, tornando-se um recurso básico para o aluno e para o professor, no processo ensino aprendizagem (FRISON et al 2009, p.4). A análise de LD vem sendo realizada por inúmeros pesquisadores (SPILMANN, 2007; FRANCESCON, , 2013; RODRIGUES, 2005).
Spilmann (2007)