Conflitos quanto a variabilidade do predicado verbal: uma visão lingüística no conteúdo de livros didáticos.
Adriana Lourenço Hessel[1] RESUMO
Na gramática normativa os verbos possuem formas de analise muito simples quanto a sua transitividade, que podem ser de ordem direta, indireta ou direta/ indireta, enquanto as pesquisas atuais da Lingüística Aplicada, nos mostram um leque muito maior de possibilidades, no qual podemos acrescentar, complementos com objetos relativos, circunstanciais, opcional, entre outros. Este acréscimo de opção acaba respondendo vários questionamentos, existentes atualmente, em frases mais complexas ou elaboradas, que acabam capacitando o aluno a analisar somente frases mais simples em sua composição.
De acordo com as novas propostas, a intenção é, proporcionar ao aluno uma analise mais profunda e reflexiva, a qual poderá trazer de forma mais adequada o devido entendimento dos argumentos essenciais e opcionais para o completo entendimento do verbo quanto à sua transitividade.
1 INTRODUÇÃO
Os estudos da Lingüística Aplicada (que será indicada pela sigla de LA neste artigo) vêm mostrando vários contrapontos nos que se refere ao ensino contemporâneo da gramática tradicional no campo da sintaxe. E devido a esta idéia, meu estudo abordará um tema específico analisado pela LA e como o mesmo é apresentado nos livros didáticos do ensino fundamental de escolas públicas, provando a importância de uma revisão do conteúdo didático atualmente utilizado. Minha intenção é a busca de uma visão mais ampla no ensino da gramática contemporânea que atenda a necessidade em ensinar não regras impostas para uma posterior aplicação mecânica e reprodutiva. Busco com este artigo uma aplicação da reflexão do aluno sobre analises mais profundas e a devida compreensão do tema abordado, possibilitando ao mesmo tempo uma aplicação produtiva e reflexiva em seus estudos.
Meu objetivo com este estudo é