Monitores
1. MONITOR CRT....................................................................03 1.1 DEFINIÇÃO CRT .................................................................03
2. MONITOR LCD......................................................................04
2.1 DEFINIÇÕES LCD...................................................................04
1.MONITOR CRT
Monitor CRT da marca LG.
1.1 DEFINIÇÕES CRT (Cathodic Ray Tube), em inglês, sigla de (Tubo de raios catódicos) é o monitor "tradicional", em que a tela é repetidamente atingida por um feixe de elétrons, que atuam no material fosforescente que a reveste, assim formando as imagens.
Este tipo de monitor tem como principais vantagens: 1. longa vida útil; 2. baixo custo de fabricação; 3. grande banda dinâmica de cores e contrastes; e 4. grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).
As maiores desvantagens deste tipo de monitor são: 1. suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50 cm de profundidade e pesar mais de 20 kg); 2. o consumo elevado de energia; 3. seu efeito de cintilação (flicker); e 4. a possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição. Este último problema é mais freqüentemente constatado em monitores e televisores antigos e desregulados, já que atualmente a composição do vidro que reveste a tela dos monitores detém a emissão dessas radiações. 5. Distorção geométrica. 2.MONITOR LCD
Um monitor de cristal líquido.
2.1DEFINIÇÃO LCD (Liquid Cristal Display, em inglês, sigla de tela de cristal líquido) é um tipo mais moderno de monitor. Nele, a tela é composta por cristais que são polarizados para gerar as cores.
Tem como vantagens: 1. O baixo consumo de energia; 2. As dimensões e peso reduzidas; 3. A não-emissão de radiações nocivas; 4.