monitores
O que é:
Em computação concorrente, monitor é uma técnica para sincronizar duas ou mais tarefas que compartilham um recurso em comum, geralmente um dispositivo de hardware ou uma região da memória. Com um modelo de concorrência baseado em monitores, o compilador ou o interpretador podem inserir mecanismos de exclusão mútua transparentemente em vez do programador ter acesso às primitivas para tal, tendo que realizar o bloqueio e desbloqueio de recursos manualmente. Quem inventou:
Foi inventado por Per Brinch Hansen, originalmente implementado na linguagem Concurrent Pascal e usada para estruturar a comunicação entre processos na linguagem Solo.
Como é formado
O monitor consiste de um conjunto de procedimentos para permitir a manipulação de um recurso compartilhado, uma trava de exclusão mútua, as variáveis associadas ao recurso e uma invariante que define as premissas para evitar disputa de recursos.
O primeiro cuidado que um usuário deve ter antes de escolher e adquirir um monitor de computador é o de saber exatamente para qual tipo de aplicação ele precisa do equipamento. É necessário saber se o computador servirá apenas para o uso doméstico ou também para trabalho, como produções gráficas, visualização de planilhas ou navegação pela Internet, entre tantas aplicações.
Nomes de alguns monitores:
Um monitor com boa relação entre custo e benefício é o CRT 107E, da Philips, um típico monitor recomendado para quem usa o computador diariamente para navegação na internet e produção de textos e planilhas, e também quer ter boa resolução no tratamento de imagens.
O modelo conta com o exclusivo recurso LightFrame 3, que além de adicionar mais nitidez e brilho a uma seleção de área na tela, detecta automaticamente fotos e imagens em seu Internet Explorer realçando sua qualidade, além da capacidade de realçar sua imagem em tela cheia. Com tela grande, de 17", atinge resolução de 1280 x 1024 pontos. É bom que o consumidor saiba que tudo é uma questão