teoria estruturalista
1) Estruturalismo é a teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo, sendo um conjunto formal de dois ou mais elementos que subsiste inalterado mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.
Sua origem foram surgiu entre a Teoria Tradicional (formal) e a Teoria das Relações Humanas (informal) incompatíveis entre si, onde requereu uma posição que pudesse abranger os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
2) O homem organizacional na teoria estruturalista é aquele que desempenha diferentes papéis em diversas organizações e, para isto, precisa ter certas características de personalidade como flexibilidade, tolerância as frustrações, capacidade de adiar as recompensas e permanente desejo de realização.
3) Organização formal refere-se geralmente ao padrão de organização determinado pela administração como o esquema de divisão de trabalho e poder de controle, regras e regulamentos de salários e controle de qualidade. Exemplo: Empresas tradicionais com longo tempo de mercado, que tem como algumas características prêmios e punições.
Organização Informal refere-se ao relacionamento interpessoal, ou seja, as relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre o pessoal ou os trabalhadores, acima e além da formal (trabalham em equipe e são amigos). Exemplo: Empresas que estimulam a criatividade e o relacionamento entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura dando ênfase à motivação.
4) Tipologia é a ciência que estudas os tipos, diferença intuitiva e conceptual de formas de modelo ou básicas. A tipologia é muito usada a nível de estudos sistemáticos, para definir diferentes categorias. Este é um termo que pode abranger várias áreas, porque várias ciências e áreas de conhecimento necessitam de um método de categorização. Tipologia pode estar relacionada com tipografia, teologia, arquitetura, arqueologia,