Resumo Ligaçoes quimicas
Há três tipos de ligações químicas: ligação iônica (metal + não metal), ligação covalente (não metal + não metal) e a ligação metílica (metal +metal).
Ligação iônica é aquela que faz a união dos íons(partículas que tem cargas), os íons podem ser tanto negativo (recebe elétrons) ou positivo (doa elétrons).Nessa ligação o íon negativo recebe elétrons do íon positivo para ficar estável (8 elétrons na última camada).Normalmente os não metais são o íons negativos(ânions) e os metais são os íons positivos(cátions).
Ligação covalente nesse ligação quem participa das ligações é o Hidrogênio e os não metais com 4 a 7 elétrons na última camada. As função dela ligação não é doar nem receber, e sim compartilhar os elétrons.
Ligação Metálica nela existe os sólidos cristalinos (união dos metais), os metais ambos tem vontade de doar os elétrons, então eles perdem os elétrons da última camada fazendo assim eles ficarem livre na “nuvem” da eletrosfera.
Um exemplo da utilização de ligação química nas industrias é a indústria química , que no qual produz produtos químicos através de reações químicas, nessa reações servem para formar novas substancias, separar a solubilidade ou a carga iônica , isso geralmente é usado em produtos farmacêuticos para produzir remédios. A importância dessa utilização é porque assim pode se aperfeiçoar a ciência farmacêutica, e entre outras, que poderia ajudar muito na vida do ser humano.
Outro exemplo de utilização de ligação química é a produção do ferro, que no qual mistura (a matéria compartilha os íons, ou seja, ligação covalente) hematita, magnetita, limonita e siderita, e seu princípio básico da formação se dá a partir da interação desse componente com o monóxido de carbono. O ferro é muito importante para o dia a dia do homem, pois em praticamente todas as construções civis se usa o minério de ferro, então esse é um recurso fundamente para o homem de hoje.