dossiê
COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA - QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RESUMO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Vitória da Conquista – BA
29 de Outubro de 2014
RESUMO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS
A primeira idéia clara sobre a diferença entre átomo simples e molécula, foi elaborada pelo cientista italiano Lorenzo Romano Amedeo Avogadro, em 1811. Somente em 1860, após a morte de Avogadro, sua idéia sobre molécula foi aceita pela comunidade química da época.Os primeiros modelos de ligações quimicas mais consistentes foram propostos no final do século
XIX pelo químico americano Gibert lewis.
Os gases nobres são os únicos elementos químicos que têm em sua formação átomos instáveis e isolados. Com exceção do Hélio, que possue dois eletrôns em sua ultima camada, todos os outros gases nobres possuem oito eletrons na camada de valência e essa caracteristica torna-se o modelo de estabilidade para todos os outros elementos. Por isso é possível dizer que todos os elementos buscam a estabilidade através das ligações químicas, tendendo a imitar os gases nobres, ou seja, alcançar o numero de oito eletrons em sua última camada eletrônica.
Existem três tipos de ligação química: iônica, covalente e metálica. Todas com caracteristicas distintas e basicamente diferenciadas pelo comportamento dos eletrons de valência dos elementos envolvidos nas ligações.
A ligação iônica ocorre quando há atração entre um metal e um ametal, este cation e o outro ânion que se atraem devido as cargas opostoas. O metal tende a perder eletrons enquanto o não metal tende a ganhar.
É caracteristica dos compostos iônicos: serem sólidos em condição ambiênte; duros e quebradiços; possuir pontos elevados de fusão e ebulição; conduzir eletricidade quando fundidos em em solução aquosa.
A ligação covalente ocorre quando há compartilhamento de eletrons entre ametais.
Os átomos se emparelham pela mesma nuvem eletrônica gerada pelos eletrons