Estudante
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
RESUMO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
ARACAJU, SE – BRASIL
2014
RESUMO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Resumo da aula teórica de ligações químicas.
ARACAJU, SE – BRASIL
2014
Ligações Químicas
Em 1916, Gilbert N. Lewis e Walter Kossel observaram que, na natureza, apenas os gases nobres (elementos da família 18, VIIIA ou zero da tabela periódica) eram encontrados isolados na natureza. Isso acontecia porque eles tinham uma característica que os outros átomos não tinham: todos os elementos dessa família (com exceção do hélio, que tem apenas uma camada eletrônica) possuem a camada de valência de seus átomos preenchida com oito elétrons.
Devido a essa observação, as ligações realizadas pelos átomos dos elementos das outras famílias da Tabela Periódica, criaram uma hipótese chamada de regra ou teoria do octeto. Assim, para atingir a estabilidade, o átomo troca elétrons (recebendo ou doando), com a finalidade de possuir oito elétrons na última camada de valência (ou dois elétrons quando se possui apenas uma camada).
As ligações químicas podem ser compreendidas quando são consideradas duas visões: Se os átomos estão compartilhando elétrons, a ligação entre eles é covalente, se um dos átomos doa elétrons para o outro, a ligação entre eles é iônica.
- Ligação completamente covalente: como a água (H2O)
- Ligação totalmente iônica: como cloreto de sódio (Na+Cl-)
Estruturas de Lewis ou fórmulas eletrônicas
Na fórmula de Lewis, cada par de elétrons compartilhados representam uma ligação química covalente em que os elétrons se encontram na região da eletrosfera que é comum a cada par de átomos que estão unidos.
Estruturas de Couper ou fórmulas estruturais planas
São representadas por traços de união em todas as ligações covalentes entre todos os átomos da molécula.
Ligação Covalente ou Molecular
Em 1916, Lewis constatou que