Resumo Liderança e Inovação
Os dirigentes devem adquirir conhecimentos e formação avançada para estimular a sua mente e curiosidade na busca de novos horizontes e perspectivas sobre a realidade do ambiente em que estão inseridos. O aprendizado não deve limitar-se ao domínio de técnicas administrativas. A Capacidade gerencial exige ter capacidade de julgamento, de decisão, liderança, negociação e de enfrentar riscos e incertezas. Isso só se consegue através do aprendizado gerencial mais sistematizado. Ocorre em todos os momentos da vida de uma pessoa em contato com o mundo que a rodeia. Esse conhecimento e valores ocorrem em conversas, leituras, experiências de trabalho, atividades culturais ou mesmo no lazer.
HABILIDADES GERENCIAIS
Cognitiva – ser informado e aprender sobre administração a partir do estoque de conhecimentos existentes.
Analítica – aprender a identificar e diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para rearrumá-los na busca de novas soluções.
Comportamentais – adquirir novas maneiras de interação humana, novas formas de comunicação, de interagir em pequenos grupos, de exercer ou de lidar com poder e autoridade.
De Ação – capacidade de interferir na realidade, transformar conhecimentos e alternativas comportamentais. Em formas efetivas de ação.
Todo o aprendizado gerencial é fortalecer a capacidade de ação dos dirigentes. Procura levar a pessoa a uma nova forma de pensar, ver, ouvir, ler, debater mais para pensar, julgar e agir melhor, tornando-se mais autoconfiantes e ajudando a criar um clima organizacional de maior segurança e crença no êxito futuro.
ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
Transações