resumo geral - liderança e inovação 3
3.1 Gerenciando a Influencia: A participação e o uso positivo do poder
3.1.1 As bases Sociais da Participação
As formas participativas nascem da consciência de que o alcance de objetivos organizacionais depende do uso adequado do poder e da solução de conflitos.
A criação de formas participativas se dá por razões internas das empresas, mas também por razoes externas, tais como:
1) Democratização das relações Sociais
2) Aumento do Nível Educacional – Quanto maior for o nível educacional e cultural , maior será as aspirações profissionais.
3) Intensidade da Comunicação – Quanto maior for o acesso a informações, maior será a consciência coletiva.
3.1.2 Perspectiva Pluralista do Poder Organizacional
Qualquer organização, como empresas privadas e instituições públicas, pode ser vista como estrutura de poder.
Poder é a capacidade de influenciar outra pessoa ou grupo a aceitar ideias diferentes e a se comportar de maneira diversa da usual.
Poder Organizacional significa para uma pessoa, um maior controle sobre seus ganhos e perdas e maior influencia sobre comportamentos alheios e o destino da instituição em que trabalha.
Dirigentes e funcionários se inserem em um meio em que a conquista e a manutenção de recursos de poder colidem em muitas instancias com a racionalidade estrutural e processual para a produção de bens e serviços.
Conceito antigo de Poder Organizacional = melhor gerenciar a empresa resumia-se a mudar a distribuição formal de poder e procurar alterar a forma de agir daqueles que ocupavam os cargos de topo.
Conceito Pluralista de Poder = o poder é plural, descontinuo, esta distribuído desigualmente por pessoas e grupos organizacionais. Sendo assim, a organização é constituída por uma diversidade de interesses de grupos e de indivíduos interna e externamente articulados. Esses interesses prevalecem com maior ou menor intensidade, conforme a