resumo geral - liderança e inovação
As transformações enfrentadas hoje pelas empresas são muito pequenas em relação às que virão em um futuro próximo.
O ser humano é incapaz de conhecer o futuro, e convive há muito com as incertezas da vida. Avanço na democratização das relações sociais que se traduz nos que ingressam no mercado de trabalho, há uma mudança na concepção sobre as relações hierárquicas administrativas.
Vulnerabilidade dos empregos, trabalho descartável. As pessoas não concedem lealdade a nenhuma organização porque tem a certeza que a recíproca não é verdadeira. A lealdade foi transferida para si próprio, para bem desempenhar a tarefa e ter um bom currículo.
lealdade + individualismo= trabalho atual: transação econômica.
Era em que o individual prevalece sobre o coletivo.
Expressões individuais estimuladas pelo ideal de criatividade.
Para os níveis gerenciais, ressaltam-se o espírito de INICIATIVA, EMPREENDEDORISMO E CAPACIDADE INDIVIDUAL DE ASSUMIR RISCOS. O progresso, desempenho e carreira depende de cada um, individualmente.
A administração pública e privada responde a esses valores com atenção às necessidade e demandas individuais. Tudo é segmentado, o relacionamento com a clientela e também com o funcionário (planos de carreira).
Como o foco é no indivíduo, as pessoas são vistas como responsáveis pelo seu autodesenvolvimento e pelo seu sucesso, dependem de sua autoconfiança, na própria capacidade do aprendizado, na habilidade de desempenhar novas tarefas e na adaptação à variação do mercado, crescendo o rigor na exigência de atualização permanente>>> aumento do ônus individual. A empresa impõe a conformidade.
Desafios gerenciais
Problemas são apresentados como desafios, oportunidades. Na prática gerencial contemporânea, o instinto inicial é competir e conquistar, mas não cooperar.
Os modelos modernos de gestão deixam transparecer que o exito ou o fracasso se deve exclusivamente ao esforço individual.
A vida