resumo modulo 2 liderança e inovação
Temos no dia a dia diversas necessidades de decidir, porém em sua maioria são decisões simples e sem grandes controvérsias, que acabam não necessitando explicações e justificativas pois as consequências são, geralmente, sem maiores responsabilidades à outras pessoas.
As decisões administrativas são mais difíceis por gerar consequências à comunidade e exige explicações e que haja razões para a escolha. As decisões administrativas são também mais complexas, pois muitas vezes se diferem de decisões comuns e acabam gerando riscos e incertezas.
A maioria dos métodos de decisão constitui-se em formas de procurar razões para justificar escolhas, e esses métodos se originam em um misto de três fatores:
ü Intenções estratégicas: Construídas nos sonhos e motivações pessoais para agir, se materializam quando desejos de mudança encontram alguma oportunidade.
ü Valores: Idealizações, utopias, crenças e princípios morais já instalados na mente e norteados de um comportamento pessoal.
ü Percepções sobre o contexto: Sinalizações externas ou imposições ambientais que parecem exigir uma nova opção administrativa. São as principais decisões motivadas pela necessidade de responder a provocações externas.
O impacto de decisões nem sempre pode ser explicados facilmente, normalmente exigem justificativas e nem sempre as razões são aceitas. Havendo opções, liberdade de escolha e incerteza sobre resultados a tomada de decisão se torna problemática e para isso se procuram métodos para enfrentar os seguintes fatores:
ü Percepção de uma situação problemática: Se define um problema que procura representar a realidade.
ü Objetivos: Os fins a serem atingidos.
ü Opções: Dúvidas, perspectivas diferentes, propostas variadas de solução e conflitos entre preferências e expectativas de solução.
ü Possibilidade de escolha: Liberdade de opção.
ü Complexidade: Grande quantidade de