Resumo Karl Marx
Sociedade Capitalista - Sociedade transitória
Características : Dominação Exploração Expropriação Antagonismo.
A ideia de alienação
A industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separaram o trabalhador dos meios de produção e também do fruto do seu trabalho.
Politicamente: Princípio da representatividade (o estado representava toda a sociedade), mas Marx mostra que na sociedade de classes esse Estado representa apenas a classe dominante.
Classes Sociais
- As desigualdades são a base de formação das classes sociais;
- Essas desigualdades eram provocadas pelas relações de produção, que dividem os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção.
- Marx afirmava que as relações entre os homens são relações de oposição, antagonismo e exploração.
-As classes sociais são, pois, apesar de sua oposição intrínseca, complementares e interdependentes. (Só existem proprietários porque existe uma massa da população cuja única propriedade é a sua força de trabalho, que precisam vender para assegurar sua sobrevivência.)
OBS: LUTA DE CLASSES: ocorre devido à luta constante por interesses opostos (proprietários querem maximizar os lucros e para isso querem aumento da carga horaria de trabalho e redução de salários, já os trabalhadores lutam pela redução da jornada de trabalho, melhores salários e participação nos lucros.)
Salário
- É o valor da força de trabalho, considerada como mercadoria, que deve garantir a reprodução das condições de subsistência do trabalhador e sua família, ou seja, deve corresponder à quantia que permita ao operário alimentar-se, vestir-se, cuidar dos filhos, recuperar as energias e estar de volta ao trabalho no dia seguinte.
- O CÁLCULO DO SALÁRIO:
Depende dos hábitos e costumes do trabalhador, variando