karl marx resumo
Movimento Dialético: “caminho que produz a si mesmo”, a opinião não concebe a diversidade dos sistemas filosóficos como o progressivo desenvolvimento da verdade, mas vê somente contradição na diversidade.
Unidade Dialética: relação entre particular e a totalidade.
Materialismo Dialético: é o método de análise da vida econômica, social, política e intelectual. São as relações materiais que o homem estabelece e o modo como produz seus meios de vida.
Consciência Alienada: consciência de si como natureza dividida. A ótica dialética cuida de apontar as contradições da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem. A teoria marxista articula a dialética e o materialismo sob uma perspectiva histórica, negando o idealismo hegeliano e o materialismo neo-hegeliano. Isso resultou na reformulação da dialética e da concepção dos fundamentos da alienação. Para Marx, a alienação associa-se às condições materiais de vida e somente a transformação do processo de vida real, por meio da política, pode extingui-la. TODO FENÔMENO CULTURAL OU SOCIAL É EFÊMERO. O pensamento e a consciência são decorrência das relações materiais. Para Marx, o processo de produção e reprodução da vida através do trabalho é a atividade humana básica. A estrutura de uma sociedade depende do estado de desenvolvimento de suas forças produtivas (indústria moderna e ciência) e das relações sociais de produção (diferentes formas de organização da produção) que lhes são correspondentes. Toda força produtiva é uma força adquirida, e elas são o resultado da energia prática dos homens. O conceito de relações sociais de produção refere-se às formas estabelecidas de distribuição dos meios de produção e do produto, e o tipo de divisão social do trabalho numa dada