Resumo Karl Marx
Nasceu em 5 de maio de 1818 e morreu em 1883 aos 64 anos. Foi expulso da maior parte dos países europeus devido a sua radicalidade. Marx levantou a bandeira do comunismo e atacou o sistema capitalista. Segundo ele, o capitalismo era o principal responsável pela desorientação humana. Ele defendia a idéia de que de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e acabar com esse sistema que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises de desigualdade social. Criou o método de estudo: Materialismo histórico, Materialismo Histórico Dialético; Histórico crítico.
Materialismo Histórico
É uma abordagem metodológica ao estudo da sociedade, da economia e da história. Procura as causas de desenvolvimentos e mudanças na sociedade humana nos meios pelos quais os seres humanos produzem coletivamente as necessidades da vida. Defende que a evolução histórica, desde as sociedades mais remotas até a atual, se dá pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da exploração do homem pelo homem. Explica também as relações entre sujeitos. Proclama a inexistência de igualdade entre os homens. As desigualdades sociais eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista que dividem os homens em proprietários e não proprietários dos meios de produção.
Classes Sociais
Para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto à apropriação dessa distribuição e do trabalho. Elas expressam as formas sociais de organização voltadas para a produção. Os fatores decorrentes dessas relações resultam em uma divisão no interior das sociedades. As relações entre os homens se caracterizam por relações de oposição, antagonismo, exploração e complementaridade entre as classes sociais. As divergências, oposições e