Agroecologia
INTRODUÇÃO A AGROECOLOGIA
Acadêmicos: Jandui Souza
Professor: MSc. Robson Jardellys de Souza Maciel
"Por tanto, Agroecologia não é uma alternativa excêntrica de cultivar o solo, mas a única possibilidade se pretendemos sobreviver em nosso Planeta (Ana Primavesi, 2012 - O solo: A base da vida em nosso globo.)".
EIRUNEPÉ
AGOSTO DE 2014
1. INTRODUÇÃO
No final da década de 1970 surge uma ciência chamada Agroecologia, com princípios de conservação e a ampliação da biodiversidade dos sistemas agrícolas como base para produzir auto-regulação e, consequentemente, sustentabilidade. Ela vem a abordar uma nova integração com aspectos agrônomos, socioeconômicos e ecológicos, na avaliação dos efeitos nos procedimentos agrícolas, com base na produção de alimentos e na sociedade como um todo. Segundo Miguel Altieri o modelo de agricultura industrial que hoje em dia domina a produção de alimentos já não é sustentável, nem são válidas as premissas sobre as quais foi criado.
A Revolução Verde fracassou como modelo, porque temos cerca de um bilhão de pessoas famintas no mundo e uma impressionante variedade de problemas ambientais. Precisamos de um novo paradigma que é a agroecologia.
Com ela -continuou o cientista- recuperamos o conhecimento tradicional milenar da América Latina e introduzimos os elementos da ciência moderna da ecologia e agronomia. Dessa forma, promovemos um diálogo de saberes para criar uma nova agricultura.
A agroecologia é entendida por Costabeber como um enfoque científico destinado a apoiar a transição dos atuais modelos de desenvolvimento rural e de agricultura convencionais para estilos de desenvolvimento rural e de agriculturas sustentáveis (COSTABEBER, 2004).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.Filosofia da Agroecologia
Primeiramente, a Agroecologia em nível epistemológico, para posteriormente, definir os objetivos e