Resumo Karl Marx
Karl Marx (), cursou Filosofia, Direito e História em universidades de Bonn e Berlim, foi filósofo e revolucionário, alemão muito influente em sua época. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo.
Ideias de Karl Marx
Por ser considerado tão radical quanto ao tão polemico assunto capitalista e envolvimento com outros radicais franceses e alemães, Karl Marx foi expulso de diversos países, no período de 1840, fez com que este dedicado filosofo e estudioso economista e cientista social levantasse a bandeira do comunismo atacando o sistema capitalista. O capitalismo na sua opinião dava-lhe a ideia que era o principal culpado pela falta de ordem e desequilíbrio humano, defendendo a ideia de que a classe humilde e trabalhadora deveriam unir-se para tomar as rédeas do capitalismo e derrubar os capitalistas egoístas pretenciosos com suas práticas abusivas deste sistema, e segundo Marx grandes entre as diferenças sociais poderia agradecer a grande pratica abusiva do sistema capitalista e o governo conivente com esta situação.
Obras Karl Marx
Karl Heinrich Marx foi, junto com seu amigo Friedrich Engels, o fundador do marxismo, também conhecido como socialismo científico. Juntos, analisaram a sociedade capitalista a fundo, refletindo sobre as instituições que a regulavam e as relações humanas, para chegar a um conjunto de ideias que serviriam de base para a teoria marxista.
O alemão foi autor de muitas obras nas quais defendeu suas ideias. As principais delas são o Manifesto Comunista e O Capital (livros um, dois, três e quatro).
O Manifesto Comunista foi escrito em 1848 em parceria com Friedrich Engels. A obra critica a propriedade privada e o modo de produção capitalista – que privilegia os detentores dos meios de produção – e a forma como a sociedade acabou se estruturando em função disso. O Manifesto também busca demonstrar que o proletariado pode organizar-se para reverter essa situação, na chamada luta de