resumo karl Marx
Pesquisa sobre tema de Karl Marx: “Mais Valia”
DISCIPLINA : TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: PAULO MEIRELES
ALUNA: KEILA REGINA MORENO DE SOUSA
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS – II BLOCO ESPECIAL
Resumo : “Mais Valia” de Karl Marx
Mais-valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista.1
O que é Mais-valia:
Mais-valia é uma expressão do âmbito da Economia, criada por Karl Marx que significa parte do valor da força de trabalho dispendida por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão. Também pode ser classificada como o excesso de receita em relação à despesas.
A força de trabalho de um trabalhador (considerada também como uma mercadoria por Marx) possui o mesmo valor que o tempo que o trabalhador precisa para produzir o suficiente para receber o seu salário e garantir a subsistência da sua família. Apesar disso, muitas vezes o valor desse tempo é menor que a quantidade de força de trabalho total. A diferença entre esses dois valores é conhecida como mais-valia.
Esta teoria marxista é uma clara crítica em relação ao capitalismo, indicando a exploração capitalista dos trabalhadores, pois os salários pagos eram uma pequena porcentagem do valor equivalente ao que era produzido. Esta teoria foi usada por vários membros do proletariado com o objetivo de receberem melhores salários.
Pode também ser qualificada como a diferença entre o salário recebido por um funcionário e o valor do trabalho que produziu.
Em um sentido não relacionado com a Economia, mais-valia pode indicar algo ou alguém que é valioso, representando uma vantagem. Ex: Ele é um excelente jogador, é uma verdadeira mais-valia para o seu time.
Mais-valia relativa e absoluta
Vejamos o seguinte exemplo: em uma