Resumo História da Arte
2º Ano A
Professor: Yuri Ogaya
O Barroco na Península Itálica A arte barroca originou-se na península itálica, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
O precursor do Barroco: Entre as obras que melhor expressam o empenho da Igreja em revigorar seus princípios doutrinários está O Juízo Final, de Michelangelo. Há nessa obra evidentes aspectos que fazem desse artista, inegavelmente, o precursor de um estilo que desabrochará plenamente no século XVII. Pintado por Michelangelo na capela Sistina, o afresco revela, na intensidade expressiva e no vigor das figuras, características que anunciam um novo estilo, em que a emoção se sobrepõe à razão.
Barroco: As origens da palavra barroco são incertas. Acredita-se que seja derivada do termo português barroco ou do espanhol berrueco, que significa “pérola de formato irregular”. Como definição do estilo artístico desenvolvido no século XVII, a palavra foi utilizada posteriormente, com um sentido negativo. Assim, em finais do século XVIII, críticos de arte passaram a utilizar o termo para definir o estilo artístico do século XVII, que muitos rejeitaram como exagerado, extravagante.
Barroco e a Pintura: De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro deles é a disposição dos elementos na tela, quase sempre em uma composição em diagonal. Além disso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimentos. Quanto ao tema, a pintura barroca voltou-se para a religiosidade, a vida da nobreza e também a vida do povo simples.
Tintoretto: A produção artística de Tintoretto foi muito intensa. Pintou temas religiosos, mitológicos e retratos. Suas características eram: O corpo das figuras é mais expressivo que o rosto, e a luz