Resumos História da arte
Movimento
Artístico
C Características
Artistas
Impressionismo
(1874- Paris). Bastante influenciado pela estética japonesa, fundamenta-se na decomposição óptica das cores. O objetivo era transmitir a impressão do que se vê e, para isto, a sensação tornou-se o ponto de partida. O estilo encontrou em cada artista uma interpretação diferente, sendo que o único ideal que os unia era o de captar a imagem vista como se fosse um instantâneo. Após a invenção da fotografia, o artista não mais precisava "fotografar" a realidade. A natureza vira motivo (pintura in loco). Pinceladas rápidas, com menos detalhes. Combinação de cores feitas diretamente sobre a tela.
Manet: Preferia os jogos de luz e de sombra e as formas simplificadas. Traduzia a vida da época seguindo a estética naturalista.
Monet: Gostava de pintar ao ar livre um mesmo tema em diferentes horários do dia e épocas do ano.
Degas: Retratava cenas domésticas, cavalos e bailarinas. Fazia esboços em giz pastel e esculturas de bailarinas vestidas.
Renoir: Retratava a burguesia parisiense com elegância e riqueza de colorido e detalhes.
Rodin: Escultor cujas peças possuíam grande rigor anatômico e expressivo (marcas de dedos).
Pissaro: Interesse em pintar a natureza e o dinamismo da cidade com manchas de cor.
Pós-Impressionismo
Art Nouveau
Cubismo
Fauvismo
Expressionismo
Alemão
Futurismo
Art Déco
Bauhaus
Abstracionismo
Dada
Surrealismo
Expressionismo
Abstrato
Pop-Art
Op-Art
(1886- Paris). Buscando seus próprios caminhos e contestando as ideias impressionistas, os, artistas Cézanne, Gauguin e Van Gogh. apontavam para o futuro. Respectivamente, influenciaram o Cubismo, o Fauvismo