Resumo historia da arte
ARTE MEDIEVAL
Durante a Idade Média (sec V a sec XV) a arte europeia foi marcada por uma grande influência da Igreja Católica, tendo a religião como temática principal. A arte medieval pode ser basicamente dividida em quatro tipos: paleocristã (primitiva), românica, bizantina e gótica.
ARTE PALEOCRISTÃ : é contemporânea à perseguição dos cristãos. Por isso, pode-se encontra-las nas catacumbas onde eles ficavam escondidos.
ARTE BIZANTINA : Arte da Igreja Ortodoxa em Constantinopla. Teve como carro chefe os mosaicos, que representavam a bidimensionalidade. Essa construção bidimensional fazia referência à imaterialidade de Deus. CARACTERÍSTICAS: - Frontalidade - Simetria, como representação da criação de Deus na Terra - Estaticidade - Cores vivas - Homens e mulheres representados da mesma forma - Representação da relação entre o homem e o poder divino nas mãos de Cristo - Diferentes proporções, representando a hierarquia divina
ARTE ROMÂNICA
Esse estilo prevaleceu na Europa na Alta Idade Média (sec XI a sec XIII). Uma forte característica é o aspecto “pesado” das construções, tanto igrejas quanto castelos. Havia forte presença de horizontalidade, com paredes grossas e poucas aberturas. Já na pintura e na escultura, pode-se perceber um caráter didático-religioso, através de afrescos, retábulos (peças de madeira que traziam a história de Cristo) e iluminuras (imagens que ilustravam os textos que eram escritos pelos copistas).
AFRESCO RETÁBULO ILUMINURA
ARTE GÓTICA Mais concentrada no período da Baixa Idade Média (sec XIII a sec XV). O gótico já começa a apresentar algumas inovações. As construções sofreram algumas alterações: a horizontralidade foi trocada pelas linhas verticais, para aproximar-se do céu; as paredes ficaram mais finas e as janelas apareciam em maior quantidade. Na escultura prevaleceu a retratação realista, enquanto na pintura esse realismo ainda