Contos resumo
GÊNERO
Contos Gauchescos (1912)
Contos
AUTOR
DADOS BIOGRÁFICOS
BIBLIOGRAFIA
João Simões Lopes Neto
Nasceu em Pelotas em 1865 e faleceu em 1916.
Cancioneiro Guasca (1910) – Seleção de contos folclóricos
Contos Gauchescos (1912)
Lendas do Sul (1913)
No prefácio da obra, apresenta-se a personagem do Vaqueiro
Blau, narrador dos contos, a quem os patrícios gaúchos devem escutar: Patrício, escuta-o.
RESENHA
Percebe-se nessa imagem, uma representação do povo gaucho:
Genuíno tipo — crioulo — rio-grandense (hoje tão modificado), era
Blau o guasca sadio, a um tempo leal e ingênuo, impulsivo na alegria e na temeridade, precavido, perspicaz, sóbrio e infatigável; e dotado de uma memória de rara nitidez brilhando através de imaginosa e encantadora loquacidade servida e floreada pelo vivo e pitoresco dialeto gauchesco.
O primeiro conto, Trezentas Onças, narra a angústia de um vaqueiro ao perder vultosa soma em dinheiro. O conto, muito bem narrado, descreve bem a paisagem numa relação de harmonia entre vaqueiro e natureza. Como os demais contos, este traz imagem de um vaqueiro destemido, porém sensível:
– Há que tempos eu não chorava!... Pois me vieram lágrimas..., devagarinho, como gateando, subiram... tremiam sobre as pestanas, luziam um tempinho... e ainda quentes, no arranco do galope lá caíam elas na polvadeira da estrada, como um pingo d’água perdido, que nem mosca nem formiga daria com ele!...
Não bulia uma folha; o silêncio, nas sombras do arvoredo, metia respeito... que medo, não, que não entra em peito de gaúcho.
Ao final do conto, o narrador descobre que havia esquecido o dinheiro na estância.
Segue-se o conto O Negro Bonifácio. A personagem que dá título ao conto era um negro atrevido que convida a moça mais bonita da estância, Tudinha, para uma aposta. Como perdera, o negro trouxera para a jovem o saco de sequilhos:
A morocha¹ parou em meio um riso que estava rindo e firmou nele uns olhos