evolucionismo cultural
2o Ano
Antropologia Cultural
Evolucionismo Cultural
Docente
Dr.: Jorge Chona
Universidade Pedagógica
Faculdade de Educação Física e Desporto
Maputo, Novembro 2013
Evolucionismo Cultural
Evolucionismo cultural é conhecido como o processo de evolução da humanidade (grupos sociais) oriundo da produção de objectos e costumes que os ajudasse a conviver com os diferentes tipos de ambientes.
As distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direcção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação culturais inevitáveis e escalonadas, seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo, do homogéneo ao heterogéneo, do irracional ao racional.
Para os antropólogos evolucionistas, todos os grupos humanos teriam que atravessar necessariamente as mesmas etapas de desenvolvimento, e as diferenças que podem ser observadas entre as sociedades contemporâneas seriam apenas desfasagens temporais, consequência dos ritmos diversos de evolução.
Morgan separa essas etapas em três períodos Selvageria e Barbárie (que ele subdivide em três períodos) e Civilização (que ele subdivide em dois). Ao fazer essas subdivisões Morgan propõe explicar como as técnicas de cada grupo evoluem de acordo com os ambientes e condições de vida. Como podemos perceber no filme
A Origem do Homem – A Primeira Eva, onde é feita uma abordagem diferente, porém semelhante às teorias de Morgan, vemos uma crescente mudança nos hábitos e costumes dos povos antigos (primitivos) quando esses precisam sair da sua terra de origem e explorar os cantos mais recônditos do globo.
Três subdivisões dos estágios do estado de selvageria
Selvageria inferior: Infância do género humano. Os homens permaneciam, ainda, nos bosques tropicais ou subtropicais e viviam, pelo menos parcialmente, nas árvores; só isso explica que continuassem a existir, em meio às grandes feras selvagens.
Os frutos, as nozes e as raízes serviam de