EVOLUCIONISMO CULTURAL
ANA PAULA ARAÚJO MACHADO BESSEGATTO
“EVOLUCIONISMO CULTURAL”
PORTO VELHO
2014
ANA PAULA ARAÚJO MACHADO BESSEGATTO
“EVOLUCIONISMO CULTURAL”
I
Mapa conceitual e resumo apresentado à disciplina de Antropologia II, do curso de Ciências Sociais, 2º Período, como requisito avaliativo para aprovação nesta disciplina.
Orientadora: Prof. Dra. Arneide Bandeira Cemin
Porto Velho
2014
O livro Evolucionismo Cultural organizado por Celso Castro contempla textos de Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer, considerados expoentes do pensamento evolucionista clássico. Entretanto as contribuições bibliográficas deste campo do conhecimento são as mais diversas possíveis.
Os três autores aqui mencionados agrupam elementos particulares que os credenciam como os “fundadores” da antropologia.
Interessado em estudos clássicos, a vida acadêmica de Morgan lhe proporcionou além da atuação como advogado o contato com a sociedade indígena iroquesa, sua organização, sua estrutura de tribos e clãs, tornando-o o maior especialista americano em iroqueses. Através de suas pesquisas de campo sobre parentesco publica o livro Sistemas de consangüinidade e afinidade da família humana onde descreve sobre a diferença dos sistemas de terminologia de parentesco descritivo e classificatório.
Com o objetivo de aplicar o conhecimento antropológico contemporâneo para interpretar a história passada, Morgan publica em 1877 o livro a Sociedade Antiga, neste livro ele estuda os estágios de progresso da sociedade humana tomando como analise os aborígenes australianos, os índios iroqueses, os astecas, os gregos e os romanos. Segundo ele a história da raça humana teve a mesma origem, onde todas as tribos e nações evoluíram de maneira semelhante e no mesmo estágio de desenvolvimento. De modo que a passos lentos os selvagens alcançariam à