Evolucionismo Cultural
A intenção desta seleção é apresentar aos estudantes de antropologia, principalmente os alunos de graduação, as linhas gerais do evolucionismo cultural, em sua fase clássica.
2) Que conclusão Morgan chegou nos seus estudos sobre parentesco? (pág. 12)
Chegou à conclusão que havia apenas dois sistemas de terminologia do parentesco, fundamentalmente diferentes. Um descritivo (do hemisfério sul, tropical e claramente não europeu) e outro classificatório (da Europa e do noroeste asiático). As diferenças entre os dois sistemas, sugere Morgan, poderiam ser divididas ao resultado do desenvolvimento da propriedade.
3) Fale sobre o que Morgan estudou no livro Ancient Society (A sociedade antiga). (pág. 13)
Os estágios de progresso da sociedade humana através da análise de cinco casos exemplares: os aborígenes australianos, os índios iroqueses, os astecas, os gregos e os romanos. O desenvolvimento da ideia de propriedade teria sido na interpretação de Morgan, o processo decisivo para o surgimento da civilização.
4) O que Engels afirmou sobre Morgan em “ A origem da família”? (pág. 14)
Que Morgan era responsável por uma “revolução do pensamento” que teria para a história primitiva,... “a mesma importância que a teoria da evolução de Darwin para a biologia e a teoria da mais-valia, enunciada por Marx, para a economia política”.
5) Fale sobre o primeiro livro de Tylor. (pág. 16)
Anahuac: or; México, Ancient and Modern [ Anahuac: ou, México, antigo e moderno], publicado em 1861. Além das observações típicas da literatura de viajantes sobre a terra e seu povo, Tylor deu atenção especial as “antiguidades” do período pré-colombiano e lamentou as condições políticas desses “desventurado país”, cujo povo era “incapaz de liberdade”, contrastando-o com o progresso dos Estados Unidos. Conclui que os mexicanos eram “totalmente incapazes de governar a si próprios” e preconizou a total absorção do país pelo Estados Unidos.
6) Qual