Evolucionismo cultural
O Evolucionismo Cultural tentava reduzir as diferenças culturais a estágios lineares eascendentes comuns a todas as sociedades. Nas palavras de Taylor, ao se examinar osinstrumentos construídos pelas civilizações antigas e todas as culturas tidas como primitivas, em todos os continentes, nota-se uma imensa semelhança e, é assim mesmo quede vem ser analisados, já que também é notória a semelhança entre a maneira de viver dessas populações e das populações contemporâneas.
As principais características do Evolucionismo Cultural
Na visão dos autores clássicos da época Morgan, Tylor e Frazer, que apesar das divergências eles tendiam a uma certa medida a um ponto em comum, não acreditavam que a idéia de evolução como explicação para a diversidade cultural humana era decorrência direta da evolução biológica de Charles Darwin, onde através da teoria da “Seleção Natural” sobreviveriam os mais fortes, para eles a diversidade cultural não era um processo de evolução biológico.
As características principais do evolucionismo são:
1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal. Os costumes eram vistos fora de seus contextos, e não como peças de sistema de relações sociais e de valores;
2ª.Os costumes têm uma origem, uma substância, uma