Artrópodes - Características Gerais
Os artrópodes constituem mais de 75% das espécies dos seres vivos existentes no mundo, sendo o maior aglomerado de animais em diversidade de grupos. Em geral, possuem partes do corpo articuladas, que recebem o nome de apêndices e podem ser divididos em: pernas, responsável pela locomoção; peças bucais, que exercem a função de prender os alimentos e antenas, as responsáveis pelas funções sensoriais.
Alguns artrópodes, até que se tornem adultos, passam por modificações naturais em seu corpo chamadas de metamorfose, e em outros casos chamamos de desenvolvimento direto.
II - Habitat
Esses animais vivem em diversos tipos de ambiente, muitos se abrigam em habitat aquático, outros são terrestres e alguns voam pela atmosfera do planeta.
III - Classificação
Podem ser classificados em cinco tipos: insetos, apresentam o corpo formado por cabeça, tórax e abdômen; os aracnídeos e crustáceos, formados por cabeça e tórax juntos e abdômen abaixo e os quilópodes ediplópodes, compostos apenas por cabeça e tronco.
IV - Desenvolvimento
Os artrópodes crescem por meio de mudas trocando várias vezes de revestimento, como a borboleta. A maioria apresenta o desenvolvimento ovíparo, ou seja, que põe ovos, porém, alguns são vivíparos – em que o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe.
V - Reprodução
A maioria apresenta sexos separados, com algumas exceções, como os crustáceos marinhos que são hermafroditas. A reprodução é feita através da fecundação interna e cruzada, que formam ovos e nascem novos seres, mas também podem ocorrer através de óvulos não fecundados que se desenvolvem e constituem um novo animal, como os machos abelhas.
Os artrópodes são diversificados nas pernas, que servem para: pernas finas e grandes locomover-se rapidamente; pernas pequenas e fortes, para cavar e pernas achatadas, servem para