artrópodes características gerais
Os principais representantes da classe dos aracnídeos são: escorpiões, aranhas e carrapatos.
Características gerais
Os seres que compõem a classe Arachnida são óctópodes (4 pares de patas) e áceros (não possuem antenas). Seu corpo é dividido em cefalotórax e abdômen.
A maioria dos animais desta classe são terrestres.
Morfologia externa
O cefalotórax apresenta seis pares de apêndices. O primeiro par possui as quelíceras, usada para capturar as presas. O segundo par possui os pedipalpos, usados na apreensão. O abdômen não possui apêndices.
Sistema digestório
O sistema digestório dos aracnídeos é completo formado por um tubo digestivo. A digestão é extracelular.
Nas aranhas a digestão é extra-intestinal, pois elas injetam o veneno na presa juntamente com seus sucos digestórios, e após certo tempo, as aranhas sugam o líquido resultante dos órgãos das presas.
Sistema respiratório
As filotraquéias ou pulmotraquéias são responsáveis pela respiração dos aracnídeos.
Sistema circulatório
O sistema circulatório dos aracnídeos é lacunar ou aberta. O coração está localizado dorsalmente no abdômen, bombeando sangue para todas as partes do corpo. O sangue é constituído por um plasma que contém hemocianina como pigmento respiratório.
Sistema excretor
Os tubos de Mapighi e as glândulas coxais são responsáveis pela excreção nos aracnídeos.
Sistema nervoso
O sistema nervoso dos aracnídeos é formado por um cérebro e uma cadeia ganglionar ventral, ambos estão ligados por um anel nervoso.
Reprodução
Os aracnídeos são animais dióicos, com fecundação interna. Apresentam diformismo sexual. O desenvolvimento é direto. A partenogênese ocorre em alguns ácaros
2. Classe Crustácea (lagosta)
Caracteres gerais Os seres que formam a classe Crustácea possuem antenas e um grande número de patas. O corpo dos crustáceos possui um revestimento