RESUMO DO CONTO a cartomante
Embora seja a história de um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo, o título refere-se à cartomante, mulher esta que exerce um papel fundamental no enredo desse conto. Vilela é amigo de infância de Camilo, que por sua vez, é amante de Rita, esposa de Vilela.
Camilo e Rita encontram-se às escondidas, durante muito tempo, até que Camilo começa a receber cartas anônimas ameaçadoras delatando sua traição. Ele, então, resolve afastar-se da amante.
Com sua ausência, Rita pensa que ele não a ama mais e resolve procurar uma cartomante para saber se o seu amor ainda era correspondido.
Semanas depois, voltaram a se encontrar e Rita conta ao amante sobre a cartomante. Camilo a zombou por tal atitude, pois não acreditava nessas coisas.
Dias depois recebe um bilhete de Vilela pedindo que o encontre em sua casa. Apavorado, achando que o marido traído descobrira toda a verdade, imaginou Rita chorosa e Vilela revoltado a escrever-lhe o bilhete. Pensou em ir armado por precaução, depois rejeitou a idéia e foi assim mesmo.
No meio do caminho, um acidente com uma carroça o fez parar em frente à casa da cartomante. Mesmo não acreditando, resolveu consultá-la.
Ela consultou as cartas e disse-lhe para sossegar e ir rápido ao encontro, pois não tinha nada a temer e que seria muito feliz ao lado de sua amada, pois o marido nada sabia sobre os dois.
Acreditando em suas palavras, Camilo seguiu rápido até a casa de Vilela. Ao chegar depara-se com o amigo completamente decomposto e vê Rita caída e morta. Nesse instante, Vilela o pega pela gola, dispara dois tiros e também o mata.