projeto pedagogico
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/LITERATURA
DISCIPLINA: TEORIA LITERÁRIA
DOCENTE: SUELENY RIBEIRO
ANÁLISE DO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS
ACADÊMICA: JEANE DOS SANTOS SILVA
CAXIAS-MA
2012
JEANE DOS SANTOS SILVA
ANÁLISE DO CONTO “A CARTOMANTE” DE MACHADO DE ASSIS
Artigo apresentado à disciplina:
Teoria Literária ministrada pela
Prof.ª Me. Sueleny Carvalho para a obtenção de nota final da disciplina, curso de
Letras Habilitação em Literatura:
UEMA Universidade Estadual do Maranhão.
CAXIAS-MA
2012
A CARTOMANTE: O triângulo amoroso
*Jeane dos Santos Silva
RESUMO:
Este trabalho pretende analisar o conto “A Cartomante” um obra machadiana que contém traços marcantes como, o adultério; traição; amizade; inimizade; amores proibidos; confiança; desconfiança, características do Realismo que são bem mostradas por Machado de Assis em suas obras. Esta análise é fruto de uma leitura atenta, com reflexões e pesquisas acerca das obras machadianas.
PALAVRAS-CHAVES: Adultério. Busca Astrológica. Morte.
1 INTRODUÇÃO
A Cartomante é um conto de Machado de Assis, um dos principais escritores da literatura brasileira e foi publicado em 1884. O conto é uma dura crítica de Machado de Assis sobre a sociedade burguesa da época. O enredo não tem uma ordem dos fatos, no entanto uma história que seria simples se torna um mistério a cada momento em que o leitor vai progredindo com a leitura, e então o mesmo é convidado a investigar os fatos, as atitudes dos personagens. Será levado em conta a análise dos quatro personagens que são: Camilo, Rita, Vilela e a Cartomante.
De forma tão interessante o autor coloca o passado (tempo em que foi escrito o conto) e os aspectos que ainda estão presentes na nossa sociedade (traição, adultério, etc.). No entanto, este é um conto rico de características para serem analisadas.