Resumo Conto a Cartomante de Machado de Assis
Camilo, Rita e Vilela demonstravam uma grande amizade, Rita era esposa de Vilela e Camilo seu amigo de infância ocorreu varias acontecimentos que uniram ainda mais os três, como a morte da mãe de Camilo por exemplo.
Camilo começou sentir por Rita algo a mais do que uma simples amizade, ela era uma mulher atraente e bonita, para ele. Foi no aniversário dele que recebeu de Rita um bilhete com palavras vulgares, mas que o agradaram muito e ele não conseguia tirar os olhos dele.
O destino uniu os dois, começaram a se encontrar e ter um relacionamento que foi além da amizade. Porém um dia, Camilo recebeu uma carta anônima o difamando por esses acontecimentos, assustado, resolveu diminuir as idas até a casa de Vilela, foi por esse motivo que Rita começou a desconfiar do amor dele por ela, resolveu consultar uma cartomante.
Camilo recebeu mais umas três cartas apaixonadas que pareciam mais ser despeito de algum pretendente, assim continuou desconfiado.
No dia seguinte recebeu um bilhete de Vilela o chamando para ir até sua casa, porque eles precisavam conversar. Camilo achou estranha a ideia de Vilela, estranhou não tê-lo chamado em seu escritório, ou um restaurante, mas ainda assim não recusou o convite.
Imaginou Vilela furioso, querendo mata-lo de tanta fúria que estava, até pensou em desistir de ir; indo para casa do amigo pagou um tilburi, mas no meio do caminho tiveram que parar por causa de uma carroça caída no meio da rua. Camilo notou que estava parado em frente à casa da cartomante que Rita havia consultado, ele não se contendo resolveu entrar. A cartomante leu as cartas e disse-lhe para ficar tranquilo que nada de mal aconteceria com ele e Rita, e que o amor dos dois era invejado por muitos. Ao sair, Camilo pagou a ela dez mil réis e saiu feliz, aliviado, indo direto para casa de Vilela.
Tudo agora lhe parecia melhor, chegando