A Cartomante-Machado de Assis
No texto” A Cartomante” de Machado de Assis foi a grande influência literária para os maiores escritores, publicado em 1884 nos remete a história de um triangulo amoroso entre Vilela, Camilo e Rita.
O livro começa com uma conversa entre Rita e seu amante Camilo, que ri ao saber que ela consultara uma cartomante na véspera da conversa. O motivo de ela ter ido a tal lugar era o medo de perdê-lo, mas Camilo afirma que isso não acontecerá, pois ele a quer muito. Para que seja um breve resumo,
Rita é uma personagem bastante insegura e sonhadora, que acreditava em profetisas, e seu amante, Camilo, dizia ser tudo bobagem. Vilela e Camilo eram amigos de infância e Rita se casou com Vilela, porém o enganava junto a Camilo. Um dia Camilo recebe uma carta anônima dizendo que todos sabem de suas aventuras, e ele com medo, passa a frequentar menos a casa de Vilela e Rita.
Vilela percebe que Camilo não o vista mais tanto quanto antes, mas Camilo dá algumas desculpas. Rita vai à cartomante que a deixa mais calma, porém, depois de algumas semanas Vilela se torna mais quieto e sério. Rita acha melhor que Camilo vá a casa deles e converse com o marido dela, pois assim poderia tirar alguma coisa dele, informação ou algo do tipo. Camilo recebe então um bilhete de Vilela dizendo para que vá logo a casa dele, e no caminho, nervoso, resolve consultar a cartomante de Rita.
A cartomante demonstra saber de tudo o que está acontecendo e o deixa muito tranquilo, diz que nada acontecerá, e que ele faz certo de amar Rita, pois ela também o ama muito. Camilo vai sossegado a casa de Vilela, ao chegar, mal bate na porta e Vilela já abre e faz sinal para que ele entre. Chegando à saleta interior Camilo se choca ao ver Rita morta e ensanguentada, em seguida Vilela pega Camilo pela gola e o mata com dois tiros.
A cena primordial para o prolongamento do enredo é uma sexta-feira de novembro de 1869. Em uma conversa com Rita, Camilo a pede para deixar de