resumo de machado de assis
1. Introdução O propósito desse resumo interpretativo é abordar os traços típicos da obra machadiana. A questão da análise do comportamento humano, o olhar crítico do autor, associado às várias facetas sociais - são elementos que se perpetuaram na história. O fato atemporal de sua obra enriquece não só a literatura brasileira, mas a todos que por um determinado motivo vê-se frente a essa rica leitura. O resumo em questão pretende fazer uma releitura do Direito a partir de alguns contos de Machado. A pluralidade temática desses contos denota um rico estudo da psicologia humana e suas inúmeras faces. A relação entre poder, política e ciência são pontos importantes das narrativas. Elementos que enriquecem sobremaneira o estudo evolutivo do Direito.
O presente resumo tem como foco principal a análise dos seguintes contos: cantiga dos esponsais, o espelho, o enfermeiro e a cartomante. A construção do trabalho será por meio do resumo de cada narrativa juntamente com a análise interpretativa dos fatos. Daremos ênfase nas características principais de cada conto, como o conflito psicológico do que somos em contradição com aquilo que almejamos ser.
A evolução do crime de adultério, a submissão e discriminação da mulher. A contradição entre aparência e essência. A relação entre competência pública e o abuso de autoridade. A questão do dinheiro e da ascensão social enquanto elementos de descriminação da consciência e culpa. Todos esses conflitos serão abordados de acordo com a interpretação das narrações e de acordo com os princípios do Direito.
2. Desenvolvimento
2.1 Cantiga de esponsais
Cantiga de esponsais tem como tema principal a música, o ato da composição de sons. É narrado em terceira pessoa, conta-nos a história de mestre Romão. Este tinha um comportamento introspectivo e triste, mas que durante a missa cantada daquele tempo experimentava intensa alegria e satisfação. Vivia