resumo o alienista machado de assis
Trata-se da história de Dr. Simão Bacamarte um médico que após conquistar respeito em sua carreira na Europa e no Brasil, retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar ainda mais a sua profissão. Logo após de um determinado tempo, casa-se com a já viúva D. Evarista, uma mulher ainda considerada jovem, mas sem atrativos. O médico a escolheu por julgá-la capaz de lhe gerar bons filhos, mas ela acaba não tendo nenhum sequer.
Depois de um tempo, o Dr. Bacamarte resolve se dedicar aos estudos da psiquiatria e constrói na cidade um manicômio chamado Casa Verde para abrigar todos os loucos da cidade e região, logo o local fica cheio e ele vai ficando cada vez mais obcecado pelo trabalho. No começo os internos eram realmente casos de loucura e a internação aceita pela sociedade, mas depois de certo momento Dr. Bacamarte passou a enxergar loucura em todos, e começa a internar pessoas que causavam espanto. A primeira delas foi o Costa, homem que perdeu toda sua herança emprestando dinheiro para os outros, mas não conseguia cobrar seus devedores. A partir de então começam as internações de diversas pessoas consideradas loucas pelo alienista.
Enquanto essas internações vão se sucedendo e deixando a população da cidade alarmada, D. Evarista encontra-se em uma viagem pelo Rio de Janeiro viagem que ganhou do marido, pois estava muito deprimida por falta de atenção e quase voltando a se sentir viúva novamente. Todos na cidade viam na volta de D. Evarista a solução para as inesperadas internações feitas pelo alienista. Porém, mesmo após ela retornar à cidade o Dr. Bacamarte continuou agindo da mesma forma.
A cidade vai adquirindo um clima cada vez mais tenso e o barbeiro Porfírio, que a muito almejava ingressar na carreira política, resolve armar um protesto. Porém, quando se descobre que o alienista pediu para não receber mais pelos internos, a ideia de que as inúmeras reclusões não eram movidas por