Intersemiotica entre literatura e artes plastica
2011
A literatura pintando sua essência
Nas obras literárias “o alienista” e “Dom Casmurro” de Antonio Candido Machado de Assis como intersemiótica para as criações representativas de cenas transpostas em pinturas.
Introdução
O objetivo deste trabalho é investigar a correspondência entre a literatura e a pintura que existe nas obras Dom Casmurro e O Alienista, de Antonio Candido Machado de Assis. Por intermédio de uma linguagem plástica, esta narrativa consegue alcançar efeitos que são próprios da pintura por meio de uma temática que marca toda a narrativa: o tempo. E, nesse sentido, produz imagens distintas que podem ser associadas a quadros criados de modo sobre diferentes estéticas. Procedimentos podendo ser empregados como no realismo, no expressionismo, no cubismo e, de um modo geral, na pintura moderna podem ser evidenciados na composição deste texto literário. Num movimento que vai da expressão literária à expressão plástica, alcançar formas Machadisticas, de maneiras intersemiotica para a pintura por meio da palavra. PALAVRAS-CHAVE: Literatura; pintura; arte.
A tradução intersemiótica, definida como tradução de um determinado sistema de signos para outro sistema semiótico, tem sua expressão entre sistemas os mais variados. Entre as traduções desse tipo, encontra-se a das artes plásticas e visuais para a linguagem verbal e vice-versa. (Thaís F. Nogueira, 1993, p.1)
Na obra de Antonio Candido, que contém força plástica, pois encontramos exemplos em que podem ser observados traços da pintura expressionista, especialmente aqueles em que se manifesta o desejo de captura do instantâneo, do elemento fugaz, esforço que se verifica no