Resumo Hammurabi
A civilização mesopotâmica foi a primeira a ter leis escritas, o corpo de lei mais antigo que se conhece é o de Ur-Nammu,logo depois outras leis foram identificadas as de Eshunna, contendo um conjunto de leis de 281 artigos posto de maneira organizada, o que hoje conhecemos como Código de Hammurabi.
É o mais importante conjunto de leis da antiguidade, seja pela sua conservação ou modernidade. Tais leis do código não toleravam desconhecimento ou não do crime, apesar de poucas pessoas poderem ler.
Hammurabi foi um grande conquistador, um ótimo administrador e um exímio estrategista. Unificou seu território se valendo de três elementos: a língua, o direito e a religião.A economia era basicamente agrícola e a maiorida das terras era de propiedade real, possuia um comercio forte e a região varejista organizada por conta das mulheres.
Sua queda aconteceu após a invasão de Hititas,que incendiaram e abandonaram a babilônia.Porém a dinastia de Hammurabi continuou após um longo tempo depois de sua morte.
A sociedade era dividida em diversas classes sociais.Awilum:homem livre com todos os direitos de cidadão.Muskêlum:camada intermediária entre os awilum e os escravos,formada por funcinários públicos com direitos e deveres. E os Escravos: minoria da população, geralmente prisioneiros de guerra.
São os pontos mais importantes do Código de Hammurabi:
Falso testemunho:pagamento do processo ou pena de morte.
Roubo e receptação:pena tanto para quem rouba tanto para quem recebe.
A Pena de Talião:a pena para o delito é do tamanho do dano causado.
Estupro:sem penalidades para virgens ''casadas''.
Familía:sistema patriarcal, e casamento monogâmico, podendo haver concumbinato.
Escravos: prisioneiro de guerra, ou não pagador de divídas.
Herança: