Código de Hamurabi
SOCIEDADE E ECONOMIA DA BABILÔNIA HAMMURABIANA E ALGUMAS INSTITUIÇÕES DO CÓDIGO DE HAMMURABI.
Ilha Solteira
2014
-DIREITO MESOPOTÂMICO:
Na Babilônia se observa algo interessante, uma vez que se este sociedade desenvolveu um código, civil e penal, e social de suma importância para a História da
Humanidade: o código de Hammurabi.
Na Babilônia após a morte do rei Shamshi Adad, seu filho, o sacerdote Hammurabi, contemporâneo de Abraão, funda a primeira dinastia (1792 – 1595 A.C.), criando o Império da Babilônia, que serviu de modelo e centro de gravidade para todo o Oriente Médio.
Por volta de 1900 A.C., um novo processo de invasão territorial dizimou a dominação dos sumérios e acádios na região mesopotâmica. Dessa vez, os amoritas, povo oriundo da região sul do deserto árabe, fundaram uma nova civilização que tinha a Babilônia como sua cidade principal. Somente no século XVIII o rei babilônico Hamurábi conseguiu pacificar a região e instituir o Primeiro Império Babilônico.
Sob o seu comando, a cidade da Babilônia se transformou em um dos mais prósperos e importantes centros urbanos de toda a Antiguidade. Tal importância pode até mesmo ser conferida na Bíblia, onde ocorre uma longa menção ao zigurate de Babel, construído em homenagem ao deus Marduk. De fato, são várias as construções, estátuas e obras que nos remetem aos tempos áureos desta civilização.
Hammurabi (1792 – 1750 AC) – grande conquistador, estrategista e administrador. Empregou três elementos para conseguir a unificação de seu reino: língua, religião e o direito. Seu código foi feito utilizando toda legislação precedente da época.
Além de promover a unificação dos territórios mesopotâmicos, o Rei-Sacerdote, para nós que estudamos o Direito, a mais importante, sem sombra de dúvidas, foi à criação do código de leis que