Resumo Gerenciamento
Definição: Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades
Resíduos Sólidos Industriais: Em uma indústria, tudo que não seja produto final pode ser considerado resíduo. Atualmente, muitos resíduos são tratados como subprodutos, retornando ao ciclo de produção ou tornando-se insumo para outra atividade industrial.
Processo de tratamento dos resíduos
Inventário de resíduos: A GRI realiza o inventário de todos os resíduos gerados no processo industrial, segundo critérios definidos em legislação ambiental, de forma a identificar todo o ciclo de vida desses resíduos.
Caracterização: A caracterização é realizada em laboratórios credenciados, a fim de se obter as propriedades e/ou características de cada resíduo, podendo assim analisar a viabilidade de tratamentos e destinação final.
Acondicionamento: O acondicionamento é dimensionado conforme características dos resíduos, e pode ser realizado em sacos plásticos, tambores, contêineres, entre outros, de forma adequada para que não haja mistura e contaminação, garantindo um transporte seguro.
Logística Interna: A GRI realiza o dimensionamento das operações de coleta e transporte interno dos resíduos com mão de obra e equipamentos desenvolvidos para atendimento específico de cada site ou unidade produtiva, tomando todas as providências para o não derramamento de resíduos no trajeto.
ESTUDOS DE VALORIZAÇÃO E MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS
A GRI desenvolve projetos de produção mais limpa (P+L) estudando o ciclo da geração dos resíduos em cada indústria para otimizar sua segregação, reúso e redução em todas as fases do processo, definir a melhor estratégia de logística interna, manuseio, armazenamento e destinação final.
As novas soluções são customizadas à cada cliente e desenvolvidas junto a indústria de