resumo dos vídeos tempos modernos ilha das flores
Nos vídeos percebemos uma triste realidade e sem perspectiva de mudança. Cada um ilustra com temas diferentes como estamos acomodados a continuar nesse sistema, onde somos tratados como máquinas por nossos patrões e de uma sociedade consumista, onde para suprir esse consumo o homem interfere profundamente no meio ambiente.
Vídeo Tempos Modernos (1936) observamos que o ser humano é tratado como máquinas. As indústrias que os contratam exigem cada vez mais, para que não possam perde tempo nem para o almoço, estudam formas para que cada segundo que estejam na empresa, sejam todos voltados para o trabalho, por que se eles não apertarem os parafusos atrapalhará a produtividade, fazendo assim perde dinheiro, coisa que nenhum capitalista gosta. No vídeo Ilha das Flores, relata como se deu a origem do dinheiro e de sua importância.
Com a necessidade de melhorar a troca dos produtos como mostra no vídeo, antes era possível trocar uma quantidade de tomates por uma galinha, começa a não ser mais tão boa assim. Surgindo então a criação do dinheiro e o valor de cada produto. Com isso, o trabalho começou a ser pago por dinheiro, quanto mais se trabalhava mais “lucro” você obtinha, quanto mais se obtinha mais consumia. E com o consumo vem o lixo, que nada mais é produtos e alimentos que não servem mais para o nosso uso, más que serram consumidos por alguém, ou seja, vivemos num mundo onde o dinheiro define o que você come, veste e usa. Já os que não possuem vivem do “resto” que produzimos.
No vídeo A Histórias das Coisas, vem mostrando como é a real origem e destino do que compramos e como essa prática está errada, e que como somos induzidos a continuar nesse erro. Percebemos assim a má utilização dos nossos recursos naturais, uma infeliz realidade que nos mostra q daqui uns tempos não vamos ter onde viver, pois o nosso planeta estará devastado pela poluição e desmatamento, enquanto o governo está preocupado só com os lucros e riquezas, nos fazendo trabalhar