Gerador Sincrono
CURSO DE ENGENHARIA Eletrica
Coronel Fabriciano 201
RESUMO
Relatório do projeto interdisciplinar, apresentação de gerador síncrono em conversão de energia.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este relatório visa demonstrar o principio de funcionamento do gerador síncrono de uma Hidrelétrica.
A transformação de energia potencial gravitacional, cinética, mecânica e energia elétrica, são adquiridas pela seguinte forma: O aproveitamento hídrico exige um reservatório de água que é represado por barragens de terra e concreto. A capitação da água capaz de mover a turbina é feita por um conduto forçado com uma caída de acordo com o projeto, neste ocorre à energia cinética. A água percorrida pelo conduto entra em contato com as pás da turbina, transformando em energia mecânica. O rotor é acoplado na turbina, que quando em movimento cria uma campo magnético no estator, o qual os pólos são alimentados por uma corrente contínua, conhecidos como corrente de excitação.
OBJETIVO
O tema Conversão de Energia relaciona direta e indiretamente as disciplinas cursadas até momento do curso. A proposta entregue do projeto interdisciplinar tem o objetivo de mostrar resumidamente a conversão de energia potencial gravitacional e energia elétrica, por meio de um aproveitamento hidrelétrico.
Nosso trabalho ilustra mais a parte de engenharia, desde o Gerador, Sistema de Excitação, Fluxo magnético e tensão nos terminais do gerador.
DESENVOLVIMENTO
GERADOR SÍNCRONO
1. ROTOR
Parte girante da máquina pode ser constituída por um pacote de lâminas de um material ferromagnético envolto num enrolamento constituído de condutores de cobre designado como enrolamento de campo, que tem