proteccao de geradores sincronos
A probabilidade de ocorrência de defeitos em geradores é elevada. Entretanto, quando estas falhas acontecem, podem acarretar sérios danos à máquina e longos períodos fora de operação. Desta forma, os requisitos de confiabilidade, rapidez e selectividade exigidos de qualquer sistema de protecção tornam-se ainda críticos em função da importância do gerador para o sistema eléctrico de potência.
Sendo o gerador um componente de fundamental importância do sistema eléctrico, justifica-se a preocupação de proteger de maneira eficaz este equipamento.
Os sistemas de protecção devem ser planejados e projectados para protegerem partes do sistema, chamadas de zona de protecção. Estas zonas devem ser feitas, de modo que haja um enlace entre elas, e que todos os componentes fiquem protegidos.
II. OBJECTIVOS
O presente trabalho tem como objectivo:
Falar de forma dectalhada do:
Conceito de relês de distância;
Relé de distância digital;
Arranjo de protecção de distância.
Falar de algumas protecções:
Protecção como relés de distância;
Protecção contra sobrevelocidade; Protecção contra sobre e subfrequância com acumulação do tempo dos geradores síncronos;
Proporcionar um conhecimento mais profundo aos leitores sobre protecções dos geradores síncronos.
1 PROTECÇÃO DE GERADORES SÍNCRONOS
Os geradores síncronos estão sujeitos a diversas condições anormais de operação quando conectados ao sistema eléctrico de potência, tais como:
Retorno de potência
Sobreexcitação
Sobre e Subtensão
Sobrevelocidade
Sobre e Subfrequência
Defeito a terra
Desequilibrio entre fases
Perda de Sincronismo
Perda de Excitação, e outros.
A fim de evitar que o gerador seja submetido a condições de degradação por qualquer uma das condições anormais de operação acima alistadas, aplicam-se diversas funções (relés) de protecção.
A tabela abaixo indica os principais relés aplicados aos geradores síncronos:
Relé
Descrição
21
Protecção de Distância
32
Protecção contra