2 Relatorio Ricardo Pereira N 20
Escola: Secundária Infante D. Henrique
Disciplina: Aplicações de Mecatrónica
Professor: Filipe Pereira
Turma: 10ºH
Trabalho Realizado por: Ricardo Pereira nº20
Índice: Introdução Teórica -Motores de Indução Trifásicos Motores Elétricos Trifásicos
-Construção
Estator Rotor Entreferro -Tipos de motores trifásicos
Motores trifásicos assíncronos
Motores trifásicos síncrono Motores monofásicos -Ligação dos motores trifásicos -Contactor -Relé térmico
Objetivos
Material utilizado
Desenvolvimento
Fotografias tiradas durante a realização do trabalho prático
Conclusão
Bibliografia
Introdução Teórica
Motores de Indução Trifásicos
Motores Elétricos Trifásicos Um Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica: baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando, com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.A tarefa reversa, aquela de converter o movimento mecânico na energia elétrica, é realizada por um gerador ou por um dínamo.
-Construção
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel.
O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas (vista frontal) de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético no estator.
O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com o formato também de anel (vista frontal)