biologia reproduçao assexuada
2. a) Reprodução assexuada b) vantagens: Rápida colonização do ambiente, menor gasto energético. Desvantagens: Menores possibilidades de ocorrência de variabilidade genética, risco de extinção da espécie no ambiente, caso ocorra alterações climáticas severas.
3.
4. No processo de reprodução sexuada você tem a mistura de genes de duas plantas. Você vai conseguir uma variedade em genótipo e consequentemente em fenótipo, para obter uma planta com alta resistência ambiental e alta produtividade.
Depois de escolhida a melhor planta, você faz reprodução assexuada, onde você não tem mistura de genes de duas plantas, ou seja, a planta que vai nascer vai ser idêntica à planta "mãe"
5. Bom, na verdade as plantas que se reproduzem por esporos na maioria das vezes são sexuadas e portanto possuem sim variabilidade genética, porem estes não caem da folha e não são os únicos meios de reprodução sexuada em plantas, um exemplo muito melhor e a semente que nada mais e que um novo embrião da espécie de planta com genes variados.
O processo reprodutivo mais eficiente para assegurar variabilidade genética (diferenças entre os pais e os descendentes) e o sexuado pois dois gametas de duas plantas diferentes irão se juntar formando um embrião de um indivíduo totalmente diferente geneticamente. ao contrário do brotamento onde o indivíduo gerado e geneticamente exato ao inicial.
6. Quando o ambiente é favorável significa que a espécie está bem adaptada a esse meio. Nesse caso a reprodução assexuada é vantajosa, pois como gera seres geneticamente iguais ao genitor e entre si, vai preservar as características dessa espécie que conferem essa boa adaptação.
Já do o ambiente torna-se desfavorável significa q a espécie ñ está bem adaptada ao meio. Por isso, é interessante que as espécies se reproduzam