REPRODUÇÃO
UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Curso a distância de Ciências Biológicas
DEOLIZETE DA SILVA SANGALLI OLIVEIRA
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
REPRODUÇÃO
NOVA VENÉCIA – ES 2014
DEOLIZETE DA SILVA SANGALLI OLIVEIRA
RA: 1005258
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à trabalho de construção de aprendizagem.
Professor: RICARDO BARATELLA
NOVA VENÉCIA – ES
2014
Introdução
Sabemos que a reprodução é indispensável para a vida, pois necessitamos garantir nossa espécie e outras também precisam, mas como ela ocorre? Quais os tipos? É sobre isso que veremos abaixo, as mais variadas e formas da vida continuar surgindo em nosso planeta.
Reproduções
Através da reprodução, os seres vivos são capazes de produzir outros seres vivos semelhantes a si mesmos, dessa forma as espécies se mantêm através dos tempos. Há dois tipos fundamentais de reprodução: assexuada e sexuada.
Na reprodução assexuada um organismo se divide em duas ou mais partes que formarão novos organismos. É comum nos seres unicelulares.
Na reprodução sexuada acontece a formação de células especiais denominadas gametas. É necessário que o gameta masculino se uma ao gameta feminino para acontecer a formação de um novo organismo. É comum nos seres pluricelulares. A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. Deste modo, não há fecundação e, consequentemente, não ocorre formação do zigoto.
Reprodução Assexuada A reprodução assexuada pode manifestar-se através de uma multiplicidade de processos que possuem em comum as seguintes características:
São rápidos e conduzem à obtenção de um elevado número de descendentes, o que permite uma rápida dispersão das populações;
Apenas um