Trabalhos lusofona
Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito à procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos quais a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.
Começo por dizer que relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, que pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.
Ao contrário do que pode parecer a princípio, o comportamento da sociedade não é influenciado apenas pelos preços. O preço de um produto pode ser um estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, mas não é o único.
Temos outros elementos a serem considerados nesta equação, entre eles:
Os desejos e necessidades das pessoas
O poder de compra
A disponibilidade dos serviços - concorrência
Existência de produtos complementares ou substitutos
A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.
Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.
Para o bem de um mercado, a demanda mostra a quantidade que os possíveis compradores estariam dispostos a comprar para cada preço unitário do bem.
A lei da demanda, diz que a regra geral, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados.
Por outras palavras, quanto mais alto