Biografia de Walter smetak
Nascimento e aprendizagem musical
Anton Walter Smetak nasceu em 12 de fevereiro de 1913, em Zurique, Suíça. Filho mais velho do músico Anton Smetak e da austríaca naturalizada suíça, Frederica Smetak.
Logo cedo, ele recebeu do pai o estímulo para a iniciação musical. O pai, a princípio, o queria como discípulo dele no Zitar. No entanto, Walter preferiu o piano. Mas, mais tarde, após um acidente na mão direita, ele trocou o piano pelo violoncelo.
Ele ingressou, em 1929, na Escola Profissional do Conservatório de Zurique, estudando principalmente o violoncelo, além das matérias correlatas de música. Paralelamente, ele frequentou oficinas de luteria, o que lhe proporcionou uma importante formação em construção e reparo de instrumentos de cordas. Formação esta especialmente relevante para o desenvolvimento posterior de seu trabalho como inventor de instrumentos.
Carreira musical, ida ao Brasil e primeiro casamento
Walter Smetak aperfeiçoou-se em violoncelo na Academia Mozarteum de Salzburg, Áustria, e em 1934 obteve a revalidação do diploma de violoncelista pelo Novo Conservatório Vienense. Com formação musical europeia tradicional, ele teve uma série de participações em orquestras de câmara ou sinfônicas, além de atuar como solista em diversos concertos. Ainda na Europa, ele fez algumas composições usando o sistema tonal.
Com a crescente insatisfação com o clima de trabalho e convivência pessoal, já prenunciando a Segunda Guerra Mundial, Smetak resolve migrar para o Brasil em 08 de fevereiro de 1937. Estando primeiramente em Porto Alegre, ele se emprega como músico contratado pela rádio Farroupilha por 2 anos. Em seguida, foi para o Rio de Janeiro e São Paulo, prosseguindo sua atuação como violoncelista, compositor, professor e luterista. Em 1941, ele se casa com a suíça de família alemã, Maja Fausel (vindo a ser Maria Agnes Smetak), pianista alemã vinte anos mais velha que ele.
Durante este período (entre 1941 e 1951), Walter